A partir de 2009 as religiões de matrizes africanas contam com uma semana destinada às comemorações dos cultos afros. A Lei nº 5428, de autoria da ex-vereadora Maria Emília de Souza, institui a Semana das Religiões de Matrizes Africanas no Município de Blumenau.
As atividades alusivas à data serão desenvolvidas, anualmente, na semana de 23 de abril. Para o pai de santo Pepe Sedrez, membro do Movimento Negro, a semana será uma oportunidade de garantir a livre manifestação religiosa. “As religiões de matrizes africanas ainda estão marginalizadas e periféricas e esta semana ajudará a romper preconceitos e dar maior visibilidade aos cultos afros como Umbanda e Candomblé”, acredita.
O Movimento de Consciência Negra pretende realizar um grande encontro de terreiros e uma audiência pública sobre o tema. “Vamos mostrar que as religiões de matrizes africanas não estão ligadas a práticas demoníacas; o Candomblé e a Umbada são cultos de paz e devem ser respeitados”, argumenta o presidente Lenilso Luis da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário