segunda-feira, 1 de março de 2010

BLUMENAU NÃO GARANTE TRATAMENTO PARA PESSOAS COM ANEMIA FALCIFORME


A prefeitura de Blumenau não vem garantindo o direito do tratamento às pessoas portadoras de anemia falciforme, fato que tem sido denunciado pelo Movimento de Consciência Negra, além do descaso da Secretaria Municipal de Saúde em não oferecer assistência aos portadores da patologia.

“Temos acompanhado o sofrimento de quem padece com essa doença, que atinge especialmente os negros e as negras. A prefeitura de Blumenau não tem garantido remédio e o tratamento para as pessoas, e por isso vamos continuar denunciando até que seja garantido o direito a assistência integral aos doentes”, relata indignado o presidente do Movimento de Consciência Negra de Blumenau, Lenilso Luis da Silva.

Em 2008, o Movimento apresentou o Projeto de Lei nº 5415, que institui o programa de prevenção e assistência integral às pessoas portadoras de traço falciforme e de anemia falciforme no município de Blumenau, que foi vetado pelo prefeito João Paulo Kleinubing. “Lamentamos a falta de sensibilidade do prefeito, pois o projeto determinava cobertura vacinal completa, definida por especialistas, a todas as pessoas com anemia falciforme, inclusive que não constem da programação oficial, visando à prevenção de agravos, e o fornecimento de toda medicação necessária ao tratamento” diz Lenilso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário