segunda-feira, 1 de março de 2010

CONTRA O FERIADO DO DIA 20 DE NOVEMBRO SÓ RACISTA!


A situação da população negra no Brasil tem sido debatida constantemente, seja com a reflexão em torno do processo escravocrata que durou mais de 300 anos, seja com as novas políticas reparatórias em curso no Brasil.

Primeiro não estamos falando de qualquer iniciativa de feriado, estamos sim propondo para a cidade um dia de discussão e reflexão sobre as condições que a população negra se encontra até hoje, em alguns casos não melhores que as mazelas das senzalas.

Para muitos, 20 de novembro é um dia a mais no calendário. Para a população negra, porém, está carregado de um sentido todo especial. Ela escolheu o dia 20 de novembro como o dia da celebração da consciência negra, pois nesta data ocorreu o martírio de Zumbi dos Palmares, embora a construção da consciência negra deva ser uma árdua e permanente busca das populações afrodescencentes. Em vista disto, é mais um dia de protestos, denúncias, resistências e celebrações das vitórias alcançadas.

Denúncia da situação de cativeiro que o povo negro ainda vive na segunda maior Nação negra da terra que é o Brasil. Fomos escravizados no período colonial, estamos sendo a etnia rejeitada na República. O famoso e moderno Contrato Social, para nós negros, não existe.

Protestos contra a ideologia da democracia racial, que permanece como um engodo para impedir que o negro tome consciência da sua situação e assim ficar alienado dentro dos padrões brancos. Resistência que está no espírito de Zumbi e presente na esperança da comunidade negra.

O Feriado Municipal no Dia da Consciência Negra será sempre um motivo para tornar o ano todo e todos os anos tempo de consciência. Será motivo para renovar o compromisso com a eliminação das desigualdades sociais e raciais, das estruturas injustas e preconceituosas que permeiam a sociedade blumenauense. Será sempre motivo para manifestar as diversas formas de resistências que a comunidade negra tem para se orgulhar da sua negritude.

Para tanto, o Movimento de Consciência Negra de Blumenau Cisne Negro saúda a coragem da ex-vereadora Maria Emília de Souza (PT), em acolher a sugestão do Movimento Negro apresentando o Projeto de Lei, vereadora esta que já em outras oportunidades demonstrou compromisso com a população negra.


Lenilso Luis da Silva

Presidente do movimento de Consciência negra de Blumenau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário