quarta-feira, 10 de março de 2010

CISNE NEGRO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE O DESASTRE DE 2008 NO VALE


Os desdobramentos dos desastres ocorridos no fim do ano de 2008 estão documentados no livro “Desastre de 2008 no Vale do Itajaí – Água, gente e política”. A obra foi lançada nesta terça-feira (09/03), às 19h, no Auditório da Biblioteca Central da FURB, em Blumenau. O lançamento contou com a participação do Movimento de Consciência Negra de Blumenau. Em 2009 participou Projeto SOS Comunidade que teve como objetivo de monitorar as políticas de atendimento e recuperação das áreas atingidas pelas enchentes em de novembro de 2008, para contribuir na organização das comunidades e no processo de reconstrução das condições básicas de vida.
Passados quase dois anos, o quadro da tragédia confirma que na região do Vale do Itajaí e no Norte do Estado os problemas ainda são muitos. Aqui em Blumenau, mais de 1.200 pessoas ainda moram em abrigos e a pressão para encontrar uma solução definitiva para a situação continua.

A obra, organizada pelas professoras da FURB Lúcia Sevegnani e Beate Frank, está apoiada em análises, pareceres técnicos e estudos de pesquisadores de diversas áreas de conhecimento, necessárias para uma compreensão ampla das causas que geraram aqueles eventos.
Dividido em 15 capítulos, o livro apresenta reflexões sobre a rotina em que se tornaram os desastres no vale do Itajaí, as condições que os favorecem, o descontrole urbano e a fragilidade das políticas ambientais e públicas. Analisa ainda aspectos geológicos, meteorológicos, ações de defesa civil, ações governamentais, a situação dos atingidos pelo desastre e os aspectos econômicos envolvidos. A obra reúne 21 autores/ professores da FURB, todos com grande conhecimento e prática nas questões relacionadas aos temas, que investigam a tragédia sob diversos aspectos.
Desastre de 2008 no Vale do Itajaí leva a chancela do Comitê do Itajaí e da FURB e teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário