Com auditório da bloco T da FURB cheio na ultima terça-feira, 20 de abril, foi aberta a 1º Semana das Religiões de Matrizes africanas, entre os participantes estavam sindicalistas, professores, acadêmicos, militantes do Movimento Negro de Santa Catarina e praticantes da fé das religiões de matrizes africanas.
Na ocasião da abertura a ex-vereadora Maria Emília proponente da Lei que institui a Semana das Religiões de Matrizes Áfricas, afirmou que esse era um momento de grande alegria e emoção “hoje ao ver esse auditório lotado percebemos o quanto foi importantes instituir essa semana”. Já Sergio Bernardo Coordenador do Centro de Defesa dos Direitos Humanos aplaudiu a iniciativa do movimento Cisne Negros “Estamos sempre juntos, por que este debate é uma debate sobre a liberdade religiosa, e esse é um Direito Humano”.
Na abertura palestraram o Pai Pepe d’Otolu e o Babá Edson d’Oxun, também foi apresentado o documentário “Cultura Negra: Identidade e Diferença em Blumenau” de autoria dos professores Carla Fernanda da Silva, Ricardo Machado. Ainda na abertura foi exposto as fotos da matéria Negra Blumenau das jornalista Rafaela Martins e Magali Moser.
O presidente do Movimento Cisne Negro garante que esta é a primeira de muitas outras semanas”incluímos na agenda da cidade as religiões de matrizes africanas, vamos discutir durante todo o ano a Umbanda e o Candomblé e já se preparar para semana de 2011” relata Lenilso Luis da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário