quinta-feira, 29 de abril de 2010
CISNE NEGRO VAI A BRASÍLIA DISCUTIR ECONOMIA SOLIDARIA
FEIJOADA DE SALVE JORGE FECHA SEMANA DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFICANAS
MOVIMENTO NEGRO APRESENTA PROJETO QUE TRATA DO BULLING
Um exemplo de conseqüência da prática do bullying, aconteceu nos EUA em janeiro deste ano, em que uma menina de 15 anos, que estava sendo alvo de humilhações por parte de colegas, cometeu suicídio, e em uma firme resposta , a promotora responsável pelo caso naquele país, indiciou, no dia 31 de março, nove colegas da jovem por “infernizarem” sua vida, o que acabou resultando em uma atitude radical.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
CISNE NEGRO USA A TRIBUNA PARA DIVULGAR SEMANA
NÃO PERCA: SÁBADO TEM FEIJOADA SALVE SÃO JORGE
AXÉ: MAIS DE 100 PESSOAS PRESTIGIARAM A ABERTURA DA 1º SEMANA DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS DE BLUMENAU
quarta-feira, 21 de abril de 2010
AMOROSIDADE: LETRA 300 ANOS
Guerreiro-guardião
Da Senzala Brasil
Pedisse a coroação
E por direito o cetro do quilombo
Que deixou por aqui
Nossa bandeira era
Ordem, progresso e perdão
É Zumbi
Babá dessa nação
Orixá nacional
Orfeu da Casa Real
Do carnaval do negro
Quilombola da escola daqui
O mestre-sala de Zambi
Na libertação
Parece que eu sou
Zumbi dos Palmares quando sambo
O príncipe herdeiro
Dos quilombos do Brasil
Sou eu, sou eu, Soweto
Livre, Mandela é Zumbi
Que se revive
Exemplo pro céu
De outros países como o meu
Sou eu orgulho de Zumbi
Que vem de Angola e de Luanda
Salve essa nação de Aruanda
Salve a mesa posta de umbanda
Salve esse Brasil-Zumbi
Cotas: Queremos construir um grande ambiente de inclusão, diz ministro
segunda-feira, 19 de abril de 2010
CISNE NEGRO PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDA PELA SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
No ultimo 16 e 17 de abril foi realizado capacitação dos Conselhos e Entidades ligados a Temáticas e ao Movimento Negro de toda a região sobre a utilização do SINCOV – Sistema Nacional de Convênios.
O curso é oferecido pela SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com o apoio do FIPIR – Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial. Foi ministrado pelo especialista Giovani Alves Moisés e contou com a presença da Presidente do FIPIR, Maria do Carmo Ferreira da Silva.
A capacitação está sendo realizada
CUFA LANÇA A CAMPANHA “A FAVELA TEM VOZ”
quinta-feira, 15 de abril de 2010
segunda-feira, 12 de abril de 2010
PRESIDENTE DO CISNE NEGRO PARTICIPARÁ DA II CONFERENCIA REGIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
CISNE NEGRO SE MANIFESTA CONTRARIO AO TOQUE DE RE(A)COLHER
CUFA CATARINENSE ELEGE SUAS PRIORIDADES PARA 2010
PRESIDENTE DO CISNE NEGRO É ELEITO DELEGADO PARA CONFERENCIA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL
quarta-feira, 7 de abril de 2010
CINE NEGRO EMITE NOTA DE SOLIDARIEDADE À POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
terça-feira, 6 de abril de 2010
sábado, 3 de abril de 2010
LENILSO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DE PESQUISA SOBRE ÁREAS DE POBREZA DE BLUMENAU

O presidente do Cisne Negro participou do lançamento de pesquisa sobre áreas de pobreza em Blumenau, na ocasião a Jornalista Magali Moser apresentou na ultima terça-feira, dia 30, no auditório da biblioteca da FURB uma pesquisa feita sobre o processo de favelização em Blumenau. O evento aconteceu às 20h, e contou com o apoio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.
Com duração de seis meses, a pesquisa envolveu visitas de campo, levantamento fotográfico, entrevistas com lideranças comunitárias, autoridades e especialistas, com a pretensão de garantir voz aos moradores da periferia.
O trabalho inclui fotos de Giovani Nasatto, Jandyr Nascimento e Rafaela Martins. Contou com a orientação da assistente social e doutora em Geografia, Jacqueline Samagaia que contribuiu para a produção de um mapa com a intenção de assegurar a dimensão espacial das áreas carentes do município. As áreas identificadas caracterizam-se como terrenos sem infraestrutura urbana adequada, muitas vezes ocupada de forma irregular ou clandestina.
A pesquisa resultou num artigo a ser publicado em abril na Revista Blumenau em Cadernos, do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
MOVIMENTO SOLICITA AUXILIO FINANCEIRO PARA VEREADORES

O oficio foi encaminhado para os seguintes vereadores/as: Jens Juergen Mantau (PSDB), Roberto Tribess (PMDB), Fábio Fiedler (DEM), João José Marçal (PP), Antônio João Veneza (DEM), Deusdith de Souza (PP), Helenice Glorinha Machado Luchetta (PSDB), José de Souza - Zeca Bombeiro (PDT), Jovino Cardoso Neto (DEM), Marco Antonio Wanrowsky (PSDB), Marcelo Schrubbe (DEM), Napoleão Bernardes (PSDB), Norma Tusnelda Dickmann (DEM), Vanderlei Paulo de Oliveira (PT), Vânio Francisco Salm (PT).
Divulgaremos e homenagearemos no dia 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciencia Negra, com diploma de AMIGO DA POPULAÇÃO NEGRA aqueles que tiverem a sensibilidade e compromisso com nossas bandeiras de combate ao racismo e igualdade racial.
CRUZ E SOUZA, AGORA É DEFINITVAMENTE CATARINENSE


Santa Catarina recebeu os restos mortais do poeta catarinense Cruz e Sousa, morto em 1898, em Minas Gerais. A solenidade de recepção dos restos mortais, realizado em comemoração à conquista, e organizada pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no Museu Histórico de Santa Catarina, onde ficarão os restos mortais do simbolista.
"Esta é uma conquista imensurável, foram mais de 30 anos até conseguirmos fazer a transferência dos restos mortais de Cruz e Sousa para Santa Catarina e prestar a este catarinense as devidas homenagens. Além disso, o acervo que hoje é aberto ao público catarinense e aos visitantes do Brasil e do mundo será enriquecido por mais esta memória de Cruz e Souza", afirma Lenilso, presidente do CISNE NEGRO.
O Cisne Negro – Cruz de Souza, era filho de negros alforriados, nascido na Desterro de 1861. Sua tutela e educação nos moldes da elite da época ficaram com o marechal Guilherme Xavier de Sousa, de quem adotou o sobrenome. A obra de Cruz e Sousa é marcada pela musicalidade, ora tomada pelo desespero, ora pelo apaziguamento, conforme os críticos. O sensualismo e o individualismo também estão presentes em seus poemas e na sua prosa poética. Cruz e Sousa foi precursor do simbolismo no Brasil, ao publicar Broquéis, em 1893. Descendentes de Cruz e Sousa visitam Santa Catarina - Moradoras do bairro Realengo, no Rio de Janeiro, Dina Tereza Souza Borges, 68 anos, e Emilene Cruz e Souza, 32 anos, respectivamente bisneta e trineta de Cruz e Sousa, passaram os últimos dias em Florianópolis.
CISNE NEGRO ORGANIZA SEMANA DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS.

A Lei nº 5428, de autoria da ex-vereadora Maria Emília de Souza, institui a Semana das Religiões de Matrizes Africanas no Município de Blumenau e estabelece que as atividades

“as religiões de Matrizes Africanas historicamente são perseguidas e massacradas, onde temos a todo instante casas fechadas motivadas principalmente pela intolerância religiosa”. Diz Lenilso presidente do CISNE NEGRO.
De 20 de abril a 24 de abril
20/04/2010 (terça- feira)
23/04/2010 (sexta – feira)