sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra: Cisne Negro é destaque em jornal

Publicação do Jornal Folha de Blumenau: http://www.folhadeblumenau.com.br/site/noticia.php?noticia=10870&url=noticia.php?noticia=10870

Comemorado neste sábado (20), o Dia Nacional da Consciência Negra será celebrado em Blumenau com manifestações que remontam a cultura africana, a trajetória e as conquistas da população negra, além de reivindicações por ações sociais. Para reunir as comemorações, o movimento de conscientização Cisne Negro criou a Semana Municipal da Consciência Negra. A abertura será neste sábado, às 19h, no espaço cultural Blusoccer, na rua 25 de julho, na Fortaleza.

O primeiro encontro da semana comemorativa será marcado pela roda de samba com os grupos “Confraria do Samba” e “Fala Malandro”. A programação, no entanto, estende-se até o dia 27, com debates, seminários, apresentações de capoeira, maracatu, hip-hop, exibição de filmes e panfletagem. A intenção é manter vivos os elementos da cultura negra na cidade de colonização alemã. A participação nos encontros é gratuita.

O presidente do movimento de conscientização Cisne Negro, de Blumenau, Lenílso Luis da Silva, garante que o fato de a cidade ter predominância de cultura germânica causa inibição em determinadas manifestações negras. Em função disso, os encontros vão servir para celebrar a cultura, mas também cobrar ações sociais e políticas públicas para negros. “Blumenau é germânica, é italiana, mas também é negra”, destaca.

Quem quiser conferir a programação completa da Semana da Consciência Negra pode acessar o blog do movimento (www.movimentocisnenegro.blogspot.com).

Sobre a celebração

O mês de novembro é consagrado por ser o mês da Consciência Negra. No dia 20, escolhido pelo simbolismo e por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares, a discussão sobre a libertação e a valorização dos saberes africanos ganha força no contexto nacional. A imagem de Zumbi serve de inspiração para as defesas dos direitos da população negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário