sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra: Cisne Negro participa da entrega da comenda Zumbi



Em razão do Dia Nacional da Consciência Negra o vereador João José Marçal homenageou Onésio Astor David, de 46 anos, que há 26 trabalha na Polícia Militar de Santa Catarina. “Além de ser um servidor extremamente capaz e eficiente, uma de suas qualidades é o alto grau de companheirismo com seus colegas de trabalho”, contou o progressista. O sargento, na oportunidade, afirmou: “Tenho orgulho de ser negro. Respeitando as diferenças entre as pessoas, vamos engrandecer nossa nação”.
Lenilso Silva utilizou o momento disponibilizado na tribuna durante a entrega da comenda para divulgar a Semana da Consciência Negra, que serve para destacar a importância da cultura negra na cidade. Ele lembrou que além da tradição germânica, Blumenau é formada por outras culturas e que todas devem ser valorizadas. “É importante que todos os grupos sociais queiram fazer da cidade um espaço mais democrático e de todas as culturas”, salientou. Lenilso informou que a abertura da semana será dia 20 de novembro, no bairro Fortaleza. “A semana terá a participação do grupo Confraria do Samba, ciclo de debates, rodas de capoeira e a participação do Maracatu”, informou. Ele lembrou que o combate ao racismo já avançou com a criação da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo e de leis que garantam a inclusão e a defesa dos negros.
 
Comenda Zumbi dos Palmares

Uma Sessão Solene para a entrega da Comenda de Mérito Zumbi dos Palmares faz alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, o maior símbolo da resistência negra contra a escravidão. A honraria é entregue a personalidades que realizaram relevantes trabalhos no combate à discriminação racial.

Um comentário:

  1. Muito bonito isso !!! e abertura que ocorreu sabado dia 20 foi linda e o samba muito bom parabéns a todos os organizadores....

    ResponderExcluir