segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aberta a Semana da Consciência Negra de Blumenau.



Foi aberta oficialmente na noite de sábado (20) a Semana da Consciência Negra de Blumenau. O evento aconteceu no Clube Blusoccer  e contou com  roda de samba agitada pelos grupos Confraria do Samba e Fala Malandro.
“Nesta semana paramos para comemorar e para refletir”, lembra Lenilso Luis da Silva, que coordena a Semana da Consciência Negra. As comemorações acontecerão através das mais diversas formas de expressão cultural. A reflexão também acontece por que, apesar de todos os avanços já conquistados, ainda existem poucos negros em cargos de destaque nas empresas, nas universidades ou na política. O mercado de trabalho exclui os trabalhadores negros. “Mas, a exemplo de Cruz de Souza, Antonieta de Barros e Zumbi dos Palmares, nós também temos a nossa resistência. Os sacrifícios realizados não foram em vão. Trazemos em nosso coração o sonho da liberdade e da igualdade”, sustentou Lenilso.
Carlos Silva diretor do Cisne Negro e Membro do Grupo Confraria do Samba destacou que o momento também era de saudar a iniciativa do Cisne Negro na organização da Semana. “Essa é uma conquista. Blumenau dá passos largos em direção à democracia social e racial”, concluiu. Carlos lembrou também que o movimento negro comemorava o 13 de maio, mas ele tinha uma conotação de concessão, de benesse do governo aos negros, apesar de ter sido conquistado após muitos anos de resistência. O 20 de novembro, por outro lado, é uma alusão ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, que é símbolo da luta pela liberdade. Em 2003, a data foi oficializada pelo presidente Lula como o dia da Consciência Negra.
A programação vai até o dia 27, com Ciclo de Debates, Seminários, apresentação de Capoeira,maracatu, hip-hop, exibição de Filmes, Ciranda Afro e Panfletagem. As atividades são gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário