segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pele negra exige cuidados diferenciados para encarar o verão

Pessoas que possuem pele negra têm uma vantagem em relação às pessoas mais claras na hora de se exporem ao sol: a alta quantidade de melanina, que funciona como um filtro solar natural, aumentando a resistência cutânea para algumas doenças, como câncer da pele. Mas isso não é uma desculpa para ter menos cuidado com proteção solar na praia. A dermatologista Ana Cristina Fasanella, da Clínica Dermatologia Fasanella, recomenda para as negras os mesmos cuidados que se tem com a pele clara, quanto à exposição ao sol. “É preciso estar atento aos horários de pico, usar bonés e utilizar o protetor solar com FPS 20, no mínimo", observa.

No verão, além dos cuidados redobrados por conta da exposição ao sol, é preciso ficar alerta ao aumento de cravos e espinhas, já que a pele negra costuma ser mais oleosa do que as demais. "Quando aparecerem os cravos e as espinhas, evite espremer a região, pois, durante a cicatrização, pode ocorrer um derrame de pigmento, resultando em manchas escuras", orienta da especialista. A médica recomenda, ainda, que a pele seja devidamente limpa, hidratada e protegida à base de protetor solar todos os dias, para evitar a formação de manchas.

No caso de aparecimento de manchas, deve-se observar a coloração. De acordo com Ana Cristina, se a mancha for clara é sinal de desidratação, o que significa que a hidratação dever ser intensificada. Capriche na aplicação de cremes após o banho, evitando água muito quente, banhos demorados com sabonetes esfoliantes e sol em excesso, sem a devida proteção. No caso da mancha ser escura, deve-se usar filtro solar de amplo espectro e FPS maior ou igual a 30, direto nas manchas, e cremes clareadores a base de ácido kójico à noite. “Sem qualquer proteção, a pele perde o brilho, tornando-se opaca e manchando facilmente”, avalia a dermatologista.

Um comentário:

  1. Gostei bastante do blog e, principalmente, da causa. Mas é preciso continuar trazendo novidades sempre, pois este é um tema que precisa ser constantimente debatido, expressado, comentádo, enfim. Veja "Racismo não é Liberdade de Expressão" em meu blog: http://mix-de-comunicacao.blogspot.com/2011/04/liberdade-de-expressao-versus-racismo.html

    ResponderExcluir